Intolerante ao glúten ?

gluten

Recentemente minha amiga Juliana ficou sabendo que possui a doença celíaca, ela é permanentemente intolerante ao glúten. Explicando grosseiramente, toda vez que ela consumir glúten ou traços de glúten seu intestino vai sofrer uma reação, e essa reação será uma inflamação crônica que impede o organismo de absorver nutrientes.  A falta de nutrientes por sua vez, pode acarretar em uma série de novos problemas como anemia, osteoporose, infertilidade, outras doenças autoimunes, dermatites e a longo prazo pode até facilitar o surgimento câncer de intestino. Os vilões são o trigo, a cevada, o malte, a aveia e o centeio.

Estou muito longe de ser uma perita no assunto e assim como ela estou aprendendo sobre isso agora. Então se você também é celíaco (ou suspeita ser), busque por informações de boas fontes, ache um bom médico e prepare-se para as mudanças.

Diante deste diagnóstico, por aqui também teremos novidades. Umas das coisas que já aprendi sobre a doença celíaca é que ela não é vivida apenas por quem a carrega, mas também por quem convive com esta pessoa. Os alimentos que contém glúten contaminam com muita facilidade os que não tem, logo, o preparo das refeições e o armanezamento de alimentos precisa ser feito com bastante critério. Para que tenha uma ideia, se o forno da sua casa – aquele que faz pizza quase todo final de semana – não estiver devidamente higienizado, a comidinha especial sem glúten que assar nele, vai ser contaminada na hora.

Sendo assim, mesmo eu não tendo a doença, algumas receitas para celíacos irão começar a aparecer por aqui, afinal o que vou servir a uma das testadoras oficiais deste blog senão receitas sem glúten ? :)

Mas vou dar a mim mesma como principal desafio, achar receitas originalmente e naturalmente sem glúten, ou o mais próximo disso possível. Isso porque os produtos  especiais sem glúten possuem dois problemas: são difíceis de achar e são caros. Não é todo mundo que tem acesso ou que consegue bancar esta dieta. Dias atrás achamos bolacha de água e sal sem glúten no mercado. Sabe quanto custa um pacotinho ? R$20,00. Um pacote de bolacha de água e sal por R$20,00! Não restam dúvidas, tenha grana ou aprenda a cozinhar.

Além disso, quando sabemos que um prato é sem glúten (o mesmo acontece com pratos light), tendemos a olhar com cara feia, como se fosse menos gostoso. Realmente acredito que muitos não sejam lá grande coisa mesmo, mas isso não é regra. Se eu te oferecer um lindo bolo de fubá ou um pote de biscoitos de maizena com cara de “biscoito de vó”, você faria cara feia ? Com certeza não. E estas são receitas naturalmente sem glúten.

Então é isso, a partir de hoje alguns pratos daqui conterão a observação “naturalmente sem glúten”, que NÃO SÃO RECEITAS ELABORADAS ESPECIFICAMENTE para celíacos, são pratos que NATURALMENTE NÃO TEM GLÚTEN ou pratos onde a substituição do ingrediente com glúten não afete no resultado final, comidinhas que qualquer um possa saborear. Receitas que servem para a família toda e não apenas para quem tem a doença, com o objetivo de integrar e não de deixar os celíacos no canto da mesa com pratos que só eles comem.

Justamente por isso, por saber que eles não tem como fugir  100% de produtos especiais, que meu objetivo será diminuir esse percentual, ajudando a elaborar comidas acessíveis e gostosas para a família toda mesmo existindo limitações.

Independente da indicação “naturalmente sem glúten” que colocarei nos posts, procure sempre ler os rótulos e descobrir se os alimentos que comprou para preparar a receita são realmente sem glúten. Tenho visto mesmos produtos que da marca “A” tem glúten e da “B” não tem, por exemplo. Existe glúten em coisas que nem imaginamos, leia todos os rótulos, fique sempre de olho.

Espero que gostem das receitinhas naturalmente sem glúten que surgirão por aqui, beijos e até breve!

3 ideias sobre “Intolerante ao glúten ?

  1. Olha Taís não tenho palavras para agradecer todo esse apoio!

    Como tu mesma escreveu no post, essa doença influência diretamente na vida de todos ao meu redor, família e amigos e aprender a lidar com isso está sendo um desafio coletivo!! É ruim, é difícil, Masssss saber que tenho esse apoio me incentiva a me cuidar e adotar hábitos alimentares condizentes com minha condição….

    Assim, aguardo ansiosamente as receitas, quero continuar sendo a testadora oficial do blog hehehehe e tô cruzando os dedos para que as receitas NATURALMENTE SEM GLÚTEN sejam tão gostosas quanto as que tu já fez e eu testei e aprovei!!

    Beijosss aguardo ansiosamente os próximos posts!!!

    Espero que outras pessoas que sofrem da doença celíaca se beneficem também!!

      • :P

        Vamos lááá!! Estou ansiosa para ver as receitas apetitosas aqui no miei…. quero ver alguma delícia naturalmente sem glúten!!!

        :D

        Bjo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>