Bolo de Santa Clara [de limão]

bololimao

No final de semana passado peguei a “bíblia” da Dona Benta e comecei a procurar uma receita de bolo que acalmasse os desejos do meu estômago. Estava com vontade de fazer um bolo de limão, mas a receita do bolo de limão não agradou. No fim das contas resolvi fazer o bolo de Santa Clara porém … com um toque de limão :)

Mas tive um probleminha vergonhoso: usei uma forma pequena, percebi que seria pequena e ignorando o fato resolvi arriscar. O que aconteceu ? Meu bolo virou uma cachoeira dentro do forno, foi massa pra todo lado. Mesmo assim, mantive minhas esperanças de que ainda poderia sair algo bom disso. Mas tinha mais problemas pela frente, se eu não movesse o bolo do lugar que estava, iria começar a cair massa em cima do gás, então precisava abrir o forno e mover a forma, ou seja, o bolo que já estava prejudicado iria “pras cucuias”. Abri o forno, fiz o que tinha que fazer, fechei o forno e contei até 10, o bolo foi baixando, baixando, baixando … e puff! Reduzido ao seu máximo!

Segui com o cozimento e no fim das contas, o bolo não abatumou, apenas mudou de formato (vocês podem ver pela foto, que deixei o bolo invertido propositalmente, na parte inferior aparecem as “deformidades” heheh).

Fazer esse bolo foi um verdadeiro papelão. Pelo menos sei que a receita é muito boa, a cozinheira que foi ruim. Não vejo a hora de fazer novamente … e certo! :)

2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento
3 gotas de corante verde
raspas de um limão

Inicie batendo o açúcar com a manteiga e vá adicionando os demais ingredientes. Leve ao forno baixo, em forma untada e enfarinhada por aproximadamente 45 minutos. Si degusti!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>