Figada

Já se passaram uns 15 anos ou talvez mais, mas lembro até hoje dos tachos borbulhantes de chimia de figo que minha avó fazia. Lembro de raspar a borda do tacho com uma colher, com cuidado para as bolhas da fervura não pularem em mim. Lembro do gosto como se fosse ontem. O que é engraçado, porque tenho péssima memória para algumas coisas e em certos momentos parece que vivo apenas de recordações.

Essa lembrança trouxe outras. Lembro da minha avó falando muito, mas muito mesmo sobre Deus. Lembro de respeitar isso em alguns momentos e de rir junto com meus primos em outros. De colher flores para a estátua da santinha que tinha na sala, de escolher a rosa mais bonita do jardim e de preencher o espaço ao redor dela com mosquitinhos. Sempre tinham flores a vontade para escolher no jardim, mas sempre pegava as mesmas, acho que eram as que mais gostava naquela época.

Minha avó já faleceu. Mas antes disso, ganhei a estátua de presente dela, e ela está esquecida em um canto na casa da minha mãe a muitos anos. Sinto um pouco por isso, ao mesmo tempo em que não sinto. Pois sei hoje, que não preciso da estátua para representar minhas crenças.

As pessoas se vão, as coisas se modificam, a gente muda, o mundo caminha, a memória diminui, mas sempre tem um tacho de chimia que faz a nossa cabeça relembrar de tudo outra vez, reviver tudo outra vez, sentir tudo outra vez.

E foi isso que aconteceu no último final de semana :)

IMG_1892IMG_5326

IMG_5340

IMG_5376

IMG_5377

IMG_5415IMG_5356

IMG_5432

IMG_5433IMG_5453

IMG_5489

“Receitona”

18kg de figos
7,2kg de açúcar cristal (400g para cada quilo da fruta)
5lt de água

Descasque os figos e esmague-os grosseiramente com as mãos. Coloque os figos e a água em um tacho de cobre, sobre fogo alto. Quando a água reduzir, acrescentar o açúcar. Mexer sempre, sem parar. Tirar do fogo quando já estiver desgrudando do fundo do tacho. Envasar ainda quente. Si degusti!

4 ideias sobre “Figada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>