Cuca Caracol

Essa foi a cuca que viajou de Caxias para Cotipas. 80km de fome que valeram a pena esperar (lembrando que ninguém tomou café antes de viajar por causa dela). Sou apaixonada por essa cuca! E desconfio que as gurias tenham gostado muito também, pois a cuca – que não era pequena – “sumiu” após o café da manhã de sábado e de domingo. 

Como prometido, quando finalmente chegamos: café com cuca! A receita consegui com minha tia Delva quando era criança ainda, mas só tive coragem de botar a mão na massa quando mais velha.

Massa:
1 1/2 xícara de água morna
4 ovos
8 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
3 colheres de sopa bem cheias de fermento biológico seco (fermento de pão)
8 xícaras de farinha de trigo

Recheio e cobertura:
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de nata
2 colheres de chá rasas de canela em pó

Misturar todos ingredientes da massa menos a farinha. Vá colocando a farinha aos poucos, misturando com o auxílio de um garfo e depois sovando por alguns minutos a massa com as mãos. Deixe-a descansar por aproximadamente 40min para crescer. Enquanto isso, misture os ingredientes do recheio e divida em duas porções. Massa crescida, abra-a com um rolo, como se fosse um disco de pizza, sobre uma superfície limpa e lisa (fiz sobre a pia com um pouco de farinha para não grudar). Pegue uma das porções de recheio e despeje sobre a massa, espalhe bem sobre toda ela. Agora enrole este disco como se fosse um rocambole. Rocambole feito, corte fatias grossas de aproximadamente 1,5cm. Distribua os pedaços em uma forma (não precisa untar), deixando uma certa folga entre eles pois irão crescer bastante (veja foto abaixo) e leve ao forno pré aquecido, baixo, por 45min. Passados estes 45min a cuca já deve estar quase pronta, já douradinha. É agora que entra a segunda porção, como cobertura. Despeje-a sobre a cuca e leve novamente ao forno por mais 15 minutos. Si degusti!

6 ideias sobre “Cuca Caracol

  1. Nunca testei com creme de leite, mas acredito que funcione também. Porém, sugiro que use o de caixinha, que é mais resistente ao calor, pois ele vai ferver no forno e meu receio é que talhe. Se fizer o teste, me diga como ficou, adoraria saber. Meu próximo teste com essa cuca é fazer com doce de leite e nozes … vamos ver o que acontece :)

  2. Então deve funcionar com creme de leite fresco que é garantido, outro dia li que mesmo o de caixinha talha. Gostei da receita porque ela não parece ser “grudenta”. Deve ficar muito boa com nozes, pecãs… :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>