Risoto de Funghi

Comi risoto de funghi pela primeira vez no ano passado – se não falha minha memória – em um restaurante aqui de Caxias, aniver da minha dinda. Amei. Desde lá queria comer denovo, mas acabei esquecendo do prato. Semanas atrás coloquei na cabeça que ia fazer, mas um final de semana após o outro, devido fazer uma coisa ali outra aqui, quando percebia já tinha passado do meio dia, não tinha começado a fazer almoço algum, e nesse prato preciso de 30min apenas para hidratar o funghi, então ele ia ficando de lado.

Mas nesse final de semana saiu! Confesso que não ficou maravilhoso como aquele do restaurante, o de lá tinha alguma coisa de especial que precisaria descobrir, mas ficou muito bom.

3 colheres de sopa de manteiga
1/2 cebola média picada
15g de funghi
750ml de caldo de carne
1 xícara de chá de arroz arbóreo
1/2 xícara de chá de vinho branco
um punhado de salsa picada
parmesão ralado a gosto

Essa receita acompanhada de outros pratos serve duas pessoas.

Comece deixando o funghi submerso em água morna por 30min para hidratar. Retire da água, pique e reserve. Esteja com o caldo de carne pronto e aquecido. Estando estes dois primeiros passos feitos, aqueça uma panela, coloque 2 colheres de sopa de manteiga, deixe derreter e acrescente a cebola picada. Cebola quase transparente, adicione o funghi e cozinhe por mais um minuto. Adicione o arroz e o vinho e mexa até que todo vinho tenha evaporado. Comece a adicionar o caldo de carne, 1/3 por vez. Mexendo sempre e adicionando a próxima parte apenas quando a anterior tiver evaporado. Feito isso, adicione aquela uma colher de manteiga que ficou de fora e a salsa picada, mexa até derreter, cubra com parmesão a gosto e si degusti!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>