Torta de banana

Adoro sobremesas de banana! Fazem alguns anos que comi uma torta parecida com essa em uma padaria aqui da cidade. Nas semanas seguintes a ida na tal padaria, resolvi tentar reproduzir em casa a torta que tanto gostei. E desta vez, resolvi aprimorar mais a receita. O diferente foi que adicionei castanhas e amêndoas na massa podre, o que a deixou muito melhor. Sempre invento alguma coisa e sempre esqueço dessas invenções depois, mais uma vez fico feliz em ter o blog para registrar essa, porque gostei muito, e minha memória de peixe não ajuda mesmo.

Para massa podre:
130g de bolacha tipo maria
1/2 xícara de chá de castanhas torradas moídas 
1/2 xícara de chá de amêndoas trituradas
100g de manteiga sem sal

Para o recheio:
4 bananas médias bem maduras cortadas em rodelas
200g de doce de leite

Para cobertura:
2 claras
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de nata
canela em pó
pedaços de pau de canela

Comece fazendo o recheio. Basta colocar as bananas e o doce de leite em uma panela de fundo grosso, em fogo baixo e mexer sem parar. Após começar a ferver, cozinhe por mais três minutos e pode tirar do fogo. Não se assuste quando as rodelas de banana começarem a se despedaçar engrossando tudo, como se fosse um creme, é esse o objetivo. Deixe esfriando enquanto faz a massa podre. Para ela então, triture as bolachas, misture com as amêndoas e as castanhas, acrescente a manteiga e mãos na massa, literalmente. Eu esfarelo os pedaços de bolacha e manteiga com as mãos, a quem prefira fazer de outras formas. O importante é tudo se misturar bem e virar uma grande farofa de bolacha amanteigada. Logo em seguida, acomode essa massa (pressionando) em uma forma/prato de tamanho médio. Se quiser fazer bonito, use uma daquelas com lateral removível, assim pode acomodar em um prato liso depois, cortando-a com mais facilidade na hora de servir (não foi o que fiz dessa vez, como podem ver nas fotos). Massa acomodada na forma, hora de ir ao forno. Fogo algo, 10min ou até ela ficar dourada. Do forno direto para o congelador por mais 10min. Retire do congelador e assim temos uma grande bolacha pronta para receber o recheio. Despeje então sobre ela, o creme de bananas. Reserve. Hora do chantilly. Bata as claras em neve, acrescente o açúcar, bata mais até virar um merengue firme. Acrescente a nata e bata mais um pouco. Pronto, chantilly feito. Despeje ele calmamente sobre a torta, e finalize polvilhando com a canela em pó e os pedaços de pau de canela. Mantenha na geladeira e si degusti!  

Uma ideia sobre “Torta de banana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>