Bifinhos de queijo do Jamie


Pós natal, pré fim de ano e de férias, igual à … tempo livre. Principalmente se estiver longe de casa, longe das atividades acumuladas durante o ano – que costumo colocar em dia normalmente nessa época. Logo, lá estava eu na casa de minha mãe, quando novamente decidi fazer os “bifinhos de queijo do Jamie”, que ele chama de ricotta fritta em seu livro – que adoro – Jamie Oliver – a Itália de Jamie.

Na receita original ele usa apenas ricota, na minha adicionei também uma porção de queijo minas. Não sei ao certo porque resolvi acrescentar o dito cujo. Acho que quando fiz a primeira vez, imaginei que ficaria mais gostoso, pensei que ficaria mais próximo a um bife de queijo literalmente, e realmente ficou muito bom. Outro diferencial: o azeite para acompanhar. No livro ele sugere um azeite de oliva apimentado para regar e eu faço um azeite com temperos verdes: 

350g de ricota
200g de queijo minas
50g de queijo parmesão
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 ovo
sal e pimenta à gosto

Esfarele a ricota e o queijo minas com as mãos, adicione os demais ingredientes e misture bem. Aqueça bem a frigideira antiaderente mais larga que tiver em casa e regue com um fio de azeite apenas para ajudar a não grudar. Agora, de uma forma nada uniforme, faça pequenas bolinhas achatadas e vá distribuindo na frigideira. Em questão de minutos, estará pronto. 

Para o azeite, utilizei 300ml de azeite de oliva, um bom punhado de salsinha, cebolinha, 2 folhas pequenas de sálvia e 2 dentes de alho. Tudo no liquidificador e pronto, mais uma etapa concluída. Se puder, faça isso um dia antes, assim terá mais tempo para o azeite absorver os sabores dos temperos, mas se não puder, sem problemas. Com os bifes já prontos e em seu prato, cubra-os com esse azeite temperado à gosto. Si degusti!


2 ideias sobre “Bifinhos de queijo do Jamie

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>